sexta-feira, 1 de maio de 2009 - manifestações
Brasília - Se hoje é comemorado como um dia festivo em boa parte do mundo, no passado o 1º de Maio era uma data mais voltada para que os trabalhadores reforçassem a luta por melhores condições de trabalho. O Dia Internacional do Trabalho foi instituído durante a Segunda Internacional Socialista, em Paris, no ano de 1889. No Brasil, a primeira celebração ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista. Trinta anos depois, em 1925, o presidente Artur Bernardes baixou decreto transformando o 1º de maio em feriado nacional.
A instituição do Dia do Trabalho é resultado das lutas iniciadas em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de operários foram às ruas da cidade americana para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas. Nos dias seguintes, os trabalhadores continuaram as manifestações e houve confrontos com a polícia, que provocaram a morte de 12 manifestantes.
Para lembrar as mortes desses trabalhadores, a Segunda Internacional Socialista aprovou resolução instituindo o dia 1º de maio como Dia do Internacional do Trabalho. “Um dia de protesto contra a opressão e a tirania, contra a ignorância e as guerras de todo tipo. Um dia para começar a desfrutar oito horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas para o que nos der gana”, como estava escrito em um panfleto que circulava pelas ruas de Chicago, que à época já era um grande centro industrial dos EUA.
_____________
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário