domingo, 10 de agosto de 2008

Será possivel um Jornalismo de Verdade?

Depois de algum tempo pensando no assunto, resolvi reativar meu blog.
E começo fazendo um desabafo, passei 4 anos fazendo uma Faculdade de Jornalismo, todos os aparates inerentes aos futuros profissionais eu fiz, comecei a faculdade e já no primeiro período arranjei um estágio, com o ilusório sonho de ser uma grande profissional, fiz inúmeros projetos de vida para a promissora e futura profissão. Doce ilusão!!
Me deparei com redações cheias de QIs e práticos que faziam questão de dizer que o meu Diploma não servia para nada. Comecei a refletir sobre o asssunto e a fazer questionamentos; Será que é verdade o que insistentimente me dizem? Será que é válido trabalhar 40 horas semanais e receber írrisórios R$ 420,00 por mês, e ainda ser registrada como locutora? E foi fazendo esses questionamentos que cheguei a conclusão que pelo menos em parte eles tinham razão, o meu Diploma não servia para nada naquele momento, pois formados ou não recebíamos a mesma quantia irrisória.
Mas o conhecimento que adquiri durante os 4 anos em que frequentei a Universidade, os amigos que fiz, as coisas que vivi, as discussões, as incertezas, a distância da família que juntos formam o nosso Eu interior.Volto atrás e digo tudo valeu a pena.
Como dizem os mais sábios é necessário ter sabedoria para vencer os obstáculos e encontrar novos caminhos para a profissão, talvez o Jornalismo ainda não tenha me trazido a tão sonhada estabilidade financeira.Mas, apesar de não trabalhar na área creio que ainda sugirá do fim do túnel uma saída para muitos que como eu ainda sonha com um Jornalismo de verdade, sem interreses obscuros e que não venha ferir a ética e a integridade das pessoas.

Nenhum comentário: